A existência de concursos literários é fundamental para incentivar a produção de poetas e escritores. Ultimamente, os grandes concursos ou prêmios literários atendem quase sempre aos livros já publicados. A Arribaçã Editora decidiu voar diferente e realizar um concurso que contemplasse livros inéditos de autores e autoras espalhados por esse país. Assim, surgiu o I Concurso Literário Arribaçã – Poesia. O prêmio para a obra vencedora é a publicação do livro.
O concurso teve concorrentes de diversos estados do Brasil, como Paraíba, São Paulo, Brasília, Ceará, Bahia, Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraná, Sergipe, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Alagoas.
A obra vencedora foi “Madalenas desarrependidas”, de Angela Zanirato, de Paraguaçu Paulista, São Paulo. Um livro forte, com uma linguagem surpreendente, ousada e inovadora na poética contemporânea brasileira.
Sobre a obra, assim definiu o poeta e escritor André Ricardo Aguiar: “Como disse Ezra Pound sobre literatura, e usando o caso específico do poema, como linguagem carregada de significado até o grau máximo possível, esta obra alia uma temática que expande uma percepção sobre a vida feminina, e em sucessivas camadas, atinge o cerne de uma vivência sobre o mundo, seus efeitos e contrastes. Afora isso, é uma poesia ousada, investida de imaginação e questionamento, dentro de uma proposta em que põe o leitor em alerta. Sua capacidade está em não tratar o poema como um projeto fechado, mas aberto em suas mais inusitadas trilhas. E por último, há o tão (in)esperado estranhamento, no melhor sentido do termo. Recomendo fortemente sua publicação”.
André integrou a Comissão Julgadora do Concurso, que contou, ainda, com o poeta carioca Guilherme Sargentelli – membro da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal) – e com a poeta e escritora Chris Herrmann, radicada na Alemanha – que julgaram as obras inscritas sem conhecer os seus autores, que utilizaram pseudônimos, como exigia o regulamento do concurso.
Nossos parabéns a Angela, pelo livro e pela poesia, e aos autores e autoras que participaram do concurso. Esse foi só o primeiro voo. Em 2021, teremos mais um concurso, desta feita premiando na categoria Romance.
Linaldo Guedes e Lenilson Oliveira
Editores