A Arribaçã lança em 2023 o selo “Anayde Beiriz”.
A ideia é lançar livros em formato e-book dentro deste selo, com os mais variados temas literários ou não, mas destinado exclusivamente às escritoras, poetas, ensaístas, educadoras, sociólogas brasileiras, etc.
O QUE É
Selo com publicação de livros em e-book escrito por mulheres, nos mais diversos temas e gêneros literários ou não, sob a coordenação de Mabel Dias.
COMO SERÁ
– Os livros serão feitos para o formato e-book, com publicação na Amazon e ampla divulgação em redes sociais;
– Não haverá limite de páginas, e a autora pode escrever sobre qualquer gênero;
– Não haverá determinação de tema ou pauta: as escritoras tanto podem publicar livros sobre temas atinentes à causa feminista no Brasil e no Mundo, como pode publicar livros nos gêneros literários (contos, romances, poesia, crônicas, ensaios, etc) ou até mesmo livros com outros temas, como meio ambiente, educação, jornalismo, etc;
– Apenas escritoras mulheres podem publicar por este selo;
– Cada autora que queira participar deste selo, pagará um valor que inclua gastos com diagramação, ISBN, Ficha Catalográfica, Capa, edição, revisão, divulgação;
– O livro ficará em e-book na Amazon, com direitos autorais dos que forem vendidos repassados às autoras;
– Após a finalização, o autor recebe o e-book completo, com capa e miolo, em PDF e com a extensão .kpf para acesso pelo Kindle Previwer.
– Esse selo é válido, inicialmente, apenas para livros no formato e-book;
– Caso a autora resolva publicar o livro em formato impresso também, pagará só os custos da gráfica;
– O lançamento será precedido de divulgação em redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e YouTube).
– Após a publicação, a editora realizará live em suas redes sociais, com a participação dos editores, da coordenadora do projeto e da autora do livro;
JUSTIFICATIVA
O selo “Anayde Beiriz” surge para suprir uma lacuna existente na produção literária, acadêmica e de gênero escrita por mulheres.
A partir do Mulherio das Letras, criado em 2017, a produção literária das mulheres ganhou mais visibilidade, inclusive sendo mais valorizadas em grandes concursos literários.
No entanto, essa visibilidade não se traduz em muitas publicações, em função, principalmente, dos altos custos de edição e impressão de livros no país.
O selo “Anayde Beiriz” surge, assim, para incentivar a publicação de escritoras de qualquer parte do país, já que, saindo em formato e-book, os custos diminuem consideravelmente.
METODOLOGIA
– Entre produção editorial e publicação, o livro de cada autora pode durar até dois meses para ficar pronto*.
– A capa terá a qualidade habitual dos livros impressos da Arribaçã Editora, e só será finalizada após a aprovação da autora;
– Edição, revisão e diagramação ficam por conta da Arribaçã;
– A decisão final sobre quais livros serão editados no formato e-book ficará à cargo da coordenadora do selo, Mabel Dias.
– Após a finalização do livro, seriam marcados os lançamentos presenciais e as lives.
* Esse tempo pode ser acrescido de acordo com as demandas necessárias para finalização do livro.
OS RESPONSÁVEIS
O selo “Anayde Beiriz” terá a coordenação geral da jornalista e escritora Mabel Dias.
A coordenação editorial fica a cargo da Arribaçã Editora.
Criada em setembro de 2018, a Arribaçã está sediada em Cajazeiras (PB) e já tem mais de 70 títulos publicados nos mais diversos gêneros literários: biografias, acadêmicos, romances, contos, poesias, crônicas, infantis e religiosos. No seu catálogo, autores e autoras de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Goiás, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Norte, entre outros.
Possui site próprio (www.arribacaeditora.com.br) e tem perfis no Youtuber, Instagram, Twitter e Facebook.
Tem uma livraria física no centro de Cajazeiras, na rua Pedro Américo.
A Arribaçã Editora é administrada pelos jornalistas e escritores Linaldo Guedes e Lenilson Oliveira.
Segundo a Revista Língua Portuguesa e Literatura, de São Paulo, “a editora Arribaçã está conseguindo mudar o eixo literário para o Nordeste”.