Adrienne Kátia Savazoni Morelato, é professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual Paulista, Mestre e Doutora em Estudos Literários pela Unesp de Araraquara, poeta, escritora e ensaísta. Nasceu e cresceu dentro do Parque Estadual do Juqueri, pois sua família foi moradora do Parque por 23 anos.
Na área ambiental, atua desde seus 12 anos quando criou a Patrulha da Natureza que se transformou nos Filhos do Cerrado. Ficou em 3° lugar no Concurso Chão Verde Terra Firme e foi uma das organizadoras do Fórum Social do Aquífero Guarani em Araraquara.
Foi professora de Educação Infantil por 6 anos em um Assentamento Rural e moradora do Assentamento vizinho. Sua metodologia com as crianças, voltada totalmente para a Educação Ambiental foi tema de pesquisa de duas dissertações e uma tese. Criou o projeto de horta em casa no bairro periférico do Vale Verde e ministrou palestras sobre o tema.
Neste ano, realizou dois cursos de coleta de sementes de Cerrado e de restauração pela WWF e atualmente está realizando o curso: Promotores Legais de Agroecologia pela UFSCAR e, através dele, desenvolve um projeto na região de Araraquara de Economia Solidária e Agroecologia.
Como poeta, ganhou alguns concursos de poesia, publicou 4 livros de poesia: Faces e Pulsos, Retalhos, Força da Vida e Fios de Plenitude que foi finalista do Prêmio Jabuti dentro da Coleção Mulherio das Letras. Também participou de diversas antologias, principalmente pelo Mulherio das Letras, e também de antologias internacionais.
Como acadêmica, ganhou o 7 Prêmio Construindo Igualdades de Gênero do Ministério das Mulheres, do CNPq e da ONU Mulher na categoria Mestre e Estudante de Doutorado e sua tese ganhou Menção Honrosa no 1 Prêmio de Teses da UNESP.
Em 2023 publica com a Arribaçã o livro de poemas “Yuqueri”.
Contatos com a autora: adriennekatiadidi@gmail.com