A Arribaçã Editora comemorou cinco anos de atividades em 2023 com lançamentos de mais de 30 obras, entre os mais diversos gêneros literários: poesia, crônica, conto, acadêmico, biografia, história, romance, técnico, infanto-juvenil e livros exclusivamente em e-book. Projetos anunciados no início do ano, foram finalizados e os livros já estão circulando, como “Cordel do Encanto Feminino”, obra que reúne cordelistas de todo o Nordeste, e “Casa Encantada”, que traz contos fantásticos de autores paraibanos.
A Arribaçã lançou, também, o selo Anayde Beiriz, com três obras publicadas, sendo uma delas em e-book. Outros projetos anunciados, como a tradução dos poemas iniciais de Maiakovski feita pela poeta Astier Basílio, ainda estão em fase final. Alguns dos livros lançados este ano já foram esgotados e estão em nova impressão. Outros, ainda estão em fase final de edição.
A Arribaçã foi criada em 2018 pelos poetas e jornalistas Lenilson Oliveira e Linaldo Guedes, em Cajazeiras, Alto Sertão da Paraíba, e conta com mais de cem títulos publicados, impressos e em e-book. Segundo os editores, agora começa a fase de planejamento para 2024. “Novos projetos serão lançados, mas já confirmamos a execução de um: a publicação do segundo volume de Cordel do Encanto Feminino, com novas autoras cordelistas do Nordeste”, informaram os editores.
Confira abaixo todos os títulos publicados este ano:
Poesia: Futeboleando (Edvaldo Nunes), Cordel do Encanto Feminino: Coletânea de Cordelistas Nordestinas (Porcina Furtado – organizadora), O irreal e a suspensão da credulidade: Sexto tratado poético-filosófico (W. J. Solha), Plural: Poetas e Poemas (Chris Resplande – organizadora), Em Meio-Tom (Maria de Fátima de Barros Neves), (Re) Verso da Palavra (Rony Santos), Yuqueri (Adrienne Savazoni), Contos e reflexões poéticas (Vivre c’est renaître tous les jours) (Valnia Véras), Rasgos poéticos (Egberto Vital)
Crônica: Que o Só Levante (Marília Kubota), Menino (Nelson Barros)
Conto: A arte excêntrica dos goleiros (Lourenço Cazarré), Casa Encantada: O conto fantástico paraibano (André Ricardo Aguiar-organizador), O Livro Negro: Contos desprezíveis (Eliane Pantoja)
Acadêmico: Conexão Recife-Paris: transferências artísticas e descentralização da arte moderna brasileira – A obra de Fedora (1889-1975), Vicente (1899-1970) e Joaquim do Rego Monteiro (1903–1934) (Carlos Romeu Cabral), A desinformação e as violações aos direitos humanos das mulheres: Um estudo de caso sobre o Programa Alerta Nacional (Mabel Dias), Nordeste nunca houve (Johniere Alves Ribeiro)
História: Paraíba Colonial: Guerras, resistência indígena e domínio imperial (Lúcio Flávio Vasconcelos)
Romance: O hálito da corrupção (Fernando Melo), Histórias encantadas entre cordilheiras de areia (Cássia Fernandes), O soldado amarelo (Lourenço Cazarré)
Biografia: Traquinagens liberadas de Biliu de Campina (Noaldo Ribeiro), Anayde Beiriz: Rememorando a Vida e a História (Francisca Vânia), Autobiografia (W. J. Solha)
Técnico: O Treinamento Invisível: Educar Cães e Transformar Pessoas é Muito Simples (Francci Lunguinho e Vladimir Lobato)
Infanto-Juvenil: 3 amigos e um segredo (Loreci Bocate Laguna), ABU: A princesa que adivinhava (Daiana Targino), A pirâmide de Gizele (Remisson Aniceto), Vovó também sabe voar (Maria Valéria Rezende)
Apenas em e-book: Soledade: Uma antologia (Maria da Soledade), A travessia do umbral (Geraldo Bernardo)
Acompanhe e siga a Arribaçã nas redes sociais: Instagram, Facebook, twitter, youtube e canal no whatsapp. Acesse nosso site e confira nosso catálogo: www.arribacaeditora.com.br