“Terminei nessa madrugada, a leitura do novo romance da querida Rosângela Vieira Rocha, Nenhum Espelho Reflete Seu Rosto. O nome do livro já é uma grande sacada; muito apropriado. A capa é belíssima e eu que ando bem ocupada por esses dias, aproveitava cada momento, para saborear a leitura instigante que o livro proporciona. Gostei muito do formato que ela deu ao livro; capítulos em que a autora alterna assuntos da joalheria, seguidos da narrativa do relacionamento entre Helen e Ivan, sendo esses, em forma de e-mail. Confesso que o suspense, a ansiedade em conhecer os próximos passos da narrativa sobre o casal, por vezes me tentavam a pular o capítulo referente à coleção de joias, mas o texto interessante e preciso de Rosângela, notoriamente fruto de uma pesquisa responsável e competente, não me permitia a peraltice. Os capítulos curtos não tornam a leitura cansativa. Imagino que toda mulher que leia esse livro refletirá sobre seus relacionamentos e encontrará similaridades com pontos da narrativa. Pensará em pequenos detalhes nos quais não havia reparado nos seus antigos ou atuais “amores” e chegará a inúmeras constatações que até ajudam a explicar muitas incógnitas. O romance é gostoso de ler, agrega conhecimentos interessantes sobre o mundo das joias, das pedras preciosas e chega a ser “didático”, sem tornar-se maçante, quando a autora detalha num último e-mail, um estudo aprofundado sobre a personalidade narcísica, na qual o personagem Ivan se encaixa. Com toda isenção possível, louvo esse novo trabalho da minha amiga que merece ser lido por homens e mulheres. Ninguém sairá imune!” (Lia Sena, poeta)
“Parabéns pelo trabalho literário. Essa expressão de personalidade sempre me impressionou deste jovem. Sou psiquiatra forense desde 1972, me formei pela FNM/UB/RJ, Faculdade extinta pela Ditadura Militar. Bem, acho que faltou a descrição biotipológica aguda de IVAN para que pudéssemos definitivamente enquadrá-lo como “Cobra de Terno” (Paul Babiak/Robert Hare) ou como PMD,hoje “bipolar”. Enfim, toda doença mental é uma perturbação da saúde mental, mas nem toda perturbação da saúde mental é uma doença mental”. (Antonio Carlos Queiroz, psiquiatra forense e advogado criminalista).
“Li Nenhum espelho reflete seu rosto de Rosângela Vieira Rocha. Leitura que nos faz refletir, livro necessário para todas nós, mulheres, lermos. Porque todas nós conhecemos ou iremos conhecer um Ivan na vida. A gente lê e fica lembrando de histórias nossas e de nossas amigas e conhecidas. Tudo é tão familiar que assusta. Algumas percebem logo a armadilha e não se envolvem. Outras se envolvem mas saem rápido, antes do estrago maior. Mas há aquelas que são fascinadas por abismo e se jogam. Essas, quando sobrevivem, carregam feridas eternas.
Enfim, o livro é muito bom ao descrever a relação abusiva que a personagem viveu ao lado de um perverso manipulador. Eu gostaria de poder presenteá-lo a todas as minhas amigas, sobretudo as mais novas.
Para que prestem atenção nos detalhes: a indiferença, a necessidade de receber e nunca retribuir, os rompantes de agressão psicológica, de comentários ferinos e depreciativos. Esse tipo de comportamento que vai minando a autoestima da mulher. Agradeço à sensibilidade e competência de Rosângela ao abordar esse tema cada vez mais recorrente nos relacionamentos atuais”. (Ada Zanirato)