Dermival Moreira dos Anjos nasceu em Cajazeiras em 1966. Filho de pequeno agricultor e costureira teve uma infância humilde. Aprendeu as primeiras letras com sua tia, Alice Dias e nessa fase da vida, dividia o tempo de estudos entre banhos de açude, cavalos de pau e escalada em árvores no Sítio Cipó em Cachoeira dos Índios.
Estudou três anos na Escola Municipal Lindalva Claudino, no Distrito de Fátima, distante 2 km de sua casa. Caminhava 4 km todos os dias, metade do percurso no acostamento da BR 116, muitas vezes sozinho. Em 1977, aos 11 anos, mudou para Cajazeiras onde faria o Ginásio (segunda parte do ensino fundamental) e o Científico (ensino médio) no Colégio Estadual.
Em 1980, quando cursava a 8ª série, foi chamado ao Banco do Brasil para trabalhar como menor-aprendiz, fato que mudaria o curso de sua vida. O trabalho lhe permitiu alguns confortos e lazer tipicamente urbanos e Dermival passou a viver o conflito típico para alguém que há apenas quatro anos estava na roça estudando à luz da lamparina.
O acesso precoce ao dinheiro, combinado com o desprendimento característico de sua família paterna, para quem pouco bastava, adiou por muitos anos maiores ambições, inclusive quanto aos estudos. Concluído o ensino médio, obteve êxito em três vestibulares abandonando os cursos no primeiro semestre. Deu prioridade ao trabalho, assim justificando parte de sua acomodação. Quando já trabalhava em Recife e por incentivo de amigos, resolveu prestar novo vestibular. Concluiu o curso de Licenciatura em Geografia pela UFPE em 2009 aos 43 anos. Trabalhou no Banco do Brasil até 2017, 36 anos após sua posse como aprendiz em 1981, tendo sido este seu único emprego. Nesse tempo de banco, teve passagens por São João do Rio do Peixe, João Pessoa, Recife e Cuiabá, MT, onde se aposentou. Dermival atualmente se divide entre a Paraíba e o Mato Grosso, onde mora sua filha Mariah, de 11 anos. É autor de “Identidade e Realidade: artigos e crônicas”, da Arribaçã Editora.
Contatos com o autor: dermi.rec@gmail.com