O escritor Francisco Sales Cartaxo Rolim (Frassales) realizou nesta sexta-feira (29) uma palestra sobra a vida de Antonio Joaquim do Couto Cartaxo, em evento realizado na Câmara Municipal de Mauriti, no Ceará. Frassales, que é presidente da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), lançou este ano, pela Arribaçã Editora, “Antonio Joaquim do Couto Cartaxo e a formação de Cajazeiras”, obra que fala justamente sobre o tema de sua palestra.
Couto Cartaxo, como se fez conhecido, foi o primeiro juiz municipal de Cajazeiras, o primeiro representante de Cajazeiras na Assembleia Provincial, o primeiro deputado federal com assento na Assembleia Constituinte da República. Exerceu também o cargo de deputado provincial no Ceará e de juiz municipal no termo de Milagres.
Segundo Frassales, o bacharel Couto Cartaxo foi o cajazeirense de maior projeção no século XIX, depois do Padre Inácio de Sousa Rolim. “Ele esteve à frente da reação à morte violenta de seu irmão, o tenente João Cartaxo, depois do conflito sangrento, ocorrido em 18 de agosto de 1872, quando perderam a vida seis pessoas, conhecido como o morticínio eleitoral de Cajazeiras”, conta.
Confira algumas imagens do evento em Mauriti.