O livro ‘Garatujas Selvagens”, de José Inácio Vieira de Melo, foi um dos vencedores do Prêmio da Diretoria da União Brasileira de Escritores – RJ. O livro, publicado pela Arribaçã Editora em 2021, recebeu o Prêmio de Poesia Hilda Hilst da União Brasileira dos Escritores – Rio de Janeiro. Ao todo, 21 obras foram premiadas pela UBE-RJ.
O Prêmio de Diretoria, instituído e oferecido anualmente pela UBE-RJ, possui o objetivo de destacar 21 obras publicadas em língua portuguesa, em um determinado período. “Não se trata de concurso, mas de um exercício de leitura atenta de um vasto corpus da produção literária nacional, realizado pelos diretores da nossa associação”, esclarece Eurídice Hespanhol, presidente da UBE-RJ.
A cerimônia de premiação será realizada em julho, em data a ser anunciada, no Rio de Janeiro. O poeta José Inácio já confirmou presença na premiação. “Almejamos, com isso, valorizar nossos autores e, ao mesmo tempo, incentivá-los a buscar cada vez mais o aperfeiçoamento e a excelência”, acrescente Eurídice.
“Garatujas Selvagens” é a primeira obra publicada por José Inácio Vieira de Melo pela Arribaçã Editora. José Inácio Vieira de Melo (1968), alagoano radicado na Bahia, é poeta, jornalista e produtor cultural.
Publicou os livros Códigos do silêncio (Salvador: Letras da Bahia, 2000), Decifração de abismos (Salvador: Aboio Livre Edições, 2002), A terceira romaria (Salvador: Aboio Livre Edições, 2005), A infância do Centauro (São Paulo: Escrituras Editora, 2007), Roseiral (São Paulo: Escrituras Editora, 2010), Pedra Só (São Paulo: Escrituras Editora, 2012), Sete (Rio de Janeiro: 7Letras, 2015), Entre a estrada e a estrela (Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2017) e as antologias 50 poemas escolhidos pelo autor (Rio de Janeiro: Edições Galo Branco, 2011) e O galope de Ulisses (São Paulo: Editora Patuá, 2014).
Além de José Inácio, os outros autores premiados pela UBE foram: Nara Vidal, Carlos Nejar, Nélida Piñon, Márcio Catunda, Eliane Brum, Gisela de Castro e Jefferson Batista, Paulo Cordeiro Saldanha, Altamiro Rollo, Eliana Alves Cruz, Maria de Fátima Gonçalves Lima, Melchiades Montenegro Filho, Luiz Eduardo de Carvalho, Tania Zagury, Alexandre Santos, Val Mello, Carlos Henrique Costa, Leonardo Davino, André Luiz Pinto, Anna Faedrich e Igor Fagundes.