José Leite Guerra é natural de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba.
Como poeta, publicou os livros “O Circo” (1967), “O Circo, o Bicho e a Festa” (1999), “Boi de Fogo e Proezas com Geringonça” (1978, reeditado em 2008) e “Dança das palavras” (2016).
Tem também publicados os livros “Pátio sem Sombras” (2004), de contos, e “Menina do Sanhauá” (2019), este reunindo crônicas e contos.
Foi vencedor do concurso literário instituído pelo Jornal “O Norte” (hoje extinto), na área da ficção com o conto “Peru de Natal” (1980). Colabora na imprensa pessoense como articulista e cronista.
Sua publicação literária está difundida em diversas antologias, suplementos e revistas. Em 2014, participou do Congresso Brasileiro de Poesia (Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul), constando alguns de seus poemas da antologia “Poesia do Brasil”, organizada e publicada pelo referido Congresso.
Participa do Projeto “Pôr do Sol Literário”, que tem por objetivo incentivar e cultivar o desenvolvimento da Literatura, particularmente paraibana, com lançamentos de livros, homenagens a literatos e exibições de danças, poemas declamados, depoimentos, debates, etc.