O livro “Murilo Mendes: do pretexto plástico à verdade plástica – A intersemiose poesia/ pintura, em Tempo Espanhol” (Arribaçã, 2019), de Maria Bernardete da Nóbrega, terá live de lançamento dentro da programação do III CONEL – Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos 2020. O evento acontecerá no próximo dia 30 de outubro, às 20 horas, na plataforma meet.
A professora Maria Bernardete da Nóbrega apresenta, na obra, série de estudos, onde analisa o discurso poético na obra Tempo Espanhol, de Murilo Mendes, a fim de se detectar a intersemiose poesia/pintura através da semantização do dizer sobre o fazer. A obra é fruto de sua tese de doutorado.
Maria Bernardete da Nóbrega é doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2004), Professora-Associada Magistério Superior, Doutorado, Classe D Associado Nível 4 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Fundação Francisco Mascarenhas – FFM – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos (1978), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1989), Especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Francisco Mascarenhas – FFM/FFCL (1982) e Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Nordeste Campina Grande PB– URNE (1983).
É autora de artigos e capítulos de livros publicados em periódicos, anais de congressos e livros nacionais. Atualmente, assume o estatuto de Professora-Associada do Magistério Superior Aposentada (02/2019).