Já tem data marcada o primeiro lançamento presencial do livro “Poememes”, de Marcelo Mourão. Será no próximo dia 23 de novembro, na União Brasileira de Escritores (UBE-RJ), às 15. Na ocasião, haverá palestra de Mourão sobre o tema: “A poética oitentista brasileira e a tradição literária”. O evento acontecerá na Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), avenida General Justo, 171, centro, Rio de Janeiro.
Em “Poememes” (Arribaçã, 2021), Marcelo Mourão usa do pastiche, do poema-piada, do poema visual e de todas as formas de poesia que possam existir. E faz isso com talento, provocação, e, sobretudo, com muita qualidade literária. “Sim, Marcelo Mourão praticamente inaugura uma nova forma de fazer poesia. E quem ganha é o leitor do século XXI”, afirma Linaldo Guedes.
Marcelo Mourão estudou História (UFRJ) e Letras (Língua Portuguesa e Literatura) (UNESA). É mestre e doutorando em Literatura Brasileira (UERJ). É também poeta, escritor, pesquisador, crítico literário e produtor cultural. Criou, produz e apresenta o sarau POLEM, iniciado em 2008 no Leme (RJ). Desde 2021, é o vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ).
Possui quatro livros solo editados antes de “Poememes”: “O diário do camaleão”, poesia (2009); “Temas em literaturas de língua portuguesa: os diferentes olhares, crítica literária” (2015); “Máquina mundi, poesia” (2016); e “Rotas e rostos: questões de literatura brasileira, crítica literária” (2019).
____________________
O livro “Poememes”, de Marcelo Mourão, pode ser adquirido no site da Arribaçã no seguinte link: http://www.arribacaeditora.com.br/poememes/