Maria Bernardete da Nóbrega é doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2004), Professora-Associada Magistério Superior, Doutorado, Classe D Associado Nível 4 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Fundação Francisco Mascarenhas – FFM – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patos (1978), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1989), Especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Francisco Mascarenhas – FFM/FFCL (1982) e Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Nordeste Campina Grande PB– URNE (1983). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Literatura Infantil, Arte e Educação (1992-2008); e na área de Letras, com ênfase nas Literaturas Brasileira e Portuguesa, Semiótica Poética, pesquisando e orientando Projetos e Extensão Universitária, Trabalhos de Conclusão de Curso – Graduação, participando de bancas de defesas de Teses e Dissertações (PPGL/PROLING/ e outros) atua, fundamentalmente, na base da Análise Dialógica do Discurso Estético: poesia, pintura e outros gêneros; Literatura infantil, leitura e interação, Linguagens, concepções, práticas.É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação – GPLEI.
É autora de artigos e capítulos de livros publicados em periódicos, anais de congressos e livros nacionais. Atualmente, assume o estatuto de Professora-Associada do Magistério Superior Aposentada (02/2019).
É autora de “Murilo Mendes: do pretexto plástico à verdade plástica – A intersemiose poesia / pintura, em Tempo Espanhol – Murilo Mendes, Os pintores antigos da Catalunha (os pintores anônimos), El Greco, Velázquez, Goya, Picasso, Juan Gris e Joan Miró. As lições de Espanha” (Arribaçã Editora, 2019).
Contatos com a autora: bernanobre2009@hotmail.com