Petra Ramalho Souto é uma das maiores estudiosas da obra de Nelson Rodrigues, principalmente no teatro, onde ele mais se destacou, sendo considerado o “pai” da dramaturgia moderna no Brasil. E de fato é. Nascido em Recife, foi no Rio de Janeiro que Nelson Rodrigues se destacou, na segunda metade do século XX, em duas vertentes, basicamente. Como jornalista, foi o polemista que não dispensava um bom debate e até hoje é incompreendido por alguns que vêem em seus textos apenas o conservador. Ora, como seria conservador a pessoa responsável pela renovação do teatro nacional, com peças instigantes, provocadoras e que mexiam no conservadorismo da tradicional família brasileira?
“Vestido de Noiva” não foi sua primeira peça, mas, sim, o primeiro sucesso. E um marco na dramaturgia nacional, com seus três planos simultâneos (realidade, memória e alucinação criados para construir a história da protagonista Alaíde). Para a crítica, foram as inovações estéticas da peça que iniciaram o processo de modernização do teatro brasileiro. Era considerado imoral, obsceno, o “anjo pornográfico”, mas ninguém passava incólume à obra rodriguiana.
Muito menos Petra Ramalho, que além de atriz de talento na cena cultural paraibana, se transformou numa atenta pesquisadora da obra de Nelson Rodrigues, desde o seu mestrado em Teoria Literária, que culminou com o livro “As Mulheres de Nelson: Representações sociais das Mulheres em Os Sete Gatinhos de Nelson Rodrigues”, obra que já se tornou referência para quem quer conhecer melhor o estilo e a obra do autor de “O beijo no asfalto”.
Fruto de suas inquietações em torno da obra rodriguiana, Petra Ramalho brinda o leitor com este “O Teatro de Nelson Rodrigues e sua recepção em Portugal – Um estudo sobre as produções artísticas inspiradas na dramaturgia rodriguiana”. Aqui, o leitor vai perceber que o talento de Nelson Rodrigues não foi aclamado e reconhecido apenas no Brasil, seu país de origem.
Em linguagem fluente e objetiva, Petra Ramalho nos mostra como a obra rodriguiana também causou impacto em terras lusitanas. Diversos grupos e companhias teatrais encenaram textos de Nelson Rodrigues nos palcos portugueses, principalmente em cidades do interior do país.
A pesquisa de Petra é bem fundamentada e realizada em bancos de dados virtuais. A pesquisadora não se limitou a enumerar as peças de Nelson Rodrigues encenadas nos palcos portugueses. Foi além e também traz para o leitor nomes das companhias que encenaram as peças e os seus respectivos atores e atrizes.
Além do teatro, a obra de Nelson Rodrigues também já vem sendo editada e publicada em Portugal. E também em outros países da Europa, como França e Inglaterra. O presente trabalho de Petra Ramalho reforça a importância da obra de Nelson Rodrigues para além-fronteiras do solo pátrio e está aberto a sugestões de quem lê, sendo parte de um projeto maior.. Mostra, sobretudo, o quanto o teatro de Nelson Rodrigues, mesmo tendo, em sua grande maioria, como base, o universo do Rio de Janeiro, pode ser considerado universal, sendo encenada em qualquer país do mundo que valorize a revolucionária dramaturgia rodriguiana.
(*) Editor