Patrícia Antoniazzi Saldanha é jornalista, formada pelo Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e pós-graduada em Cinema pela Universidade Tuiutí do Paraná e em Roteiro de Ficção Audiovisual pelo SENAC Lapa Scipião de São Paulo, Capital. Trabalhou muitos anos como jornalista na imprensa em Brasília, em veículos como Jornal de Brasília, Correio Brasiliense, Radiobras, CBN Campo, e também como correspondente do Brasil na Agência internacional de Notícias Knight Ridder. Nos últimos anos trabalhou como servidora concursada, no Serviço Público Federal, em Brasília.
Como realizadora audiovisual, participou de vários Festivais de Cinema pelo país, como roteirista e produtora de curtas-metragens, tendo recebido uma Menção Honrosa no Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba, em 2005, pelo roteiro do curta EuelaEu.
Participou de várias oficinas de realização audiovisual, com destaque para a formação em Documentários na Escola Internacional de Cinema e Televisão, em Cuba, no ano de 2008. Teve trabalhos de curta-metragem apresentados em Cine-Clubes de Brasília e Goiânia e também na grade de programação da TV Comunitária do Distrito Federal, em 2012.
O 1º Roteiro de Longa-Metragem “Luzes em Alexânia” foi escrito no curso de Pós-Graduação do SENAC em SP, entre os anos de 2015/2016 e está sendo divulgado na forma de um E-book pela Editora Arribaçã, da Paraíba, com divulgação no site da Amazon.
Outros dois Roteiros ainda não divulgados, já foram premiados em Festivais Internacionais de Scripts: o Roteiro de Longa-Metragem “O General das Estrelas” recebeu Menção Honrosa no “Big Apple Film Festival and Screenplay Competition, de Nova York, em maio de 2022. E o Roteiro do Piloto de Série “A Grande Seca”, foi selecionado como Semifinalista no Concurso “Reno-Tahoe Fellowship Screemplay Contest”, em Nevada, Estados Unidos, e selecionado também para as Quartas de Finais nos Festivais de Roteiro de “San Vale Screenplay Contest” e Mad Wife 100 Scripts”, ambos nos Estados Unidos.
Patrícia nasceu em Porto Alegre, RS, em junho de 1961, mas viveu toda a infância e adolescência no interior do estado, na cidade de Caçapava do Sul. É casada e tem dois filhos.
Em 2024, publica com a Arribaçã, exclusivamente no formato e-book, o livro “Luzes em Alexânia”.