Sobre “Ranhuras da gente”

Por Maria Valéria Rezende*

Histórias, palavras, para quê?

Em que consiste o sermos humanos, dotados de algo que nos diferencia ― perigosamente, convenhamos ― dos demais mamíferos com os quais temos tantas semelhanças?  Creio que é certamente isso que um dia brotou em nós e nunca mais se calou completamente: a palavra.

Da palavra surgiram as histórias e delas a possibilidade de se transmitirem e conservarem saberes colhidos da experiência de nossos ancestrais mais longínquos.

Tão fundamentais se tornaram as histórias para nossa sobrevivência e evolução, que delas gerou-se outro invento: a escrita, para que tais saberes se pudessem conservar e espalhar. Talvez os criadores das diversas escritas intuíssem que todas as vidas são uma só vida e os saberes que nos permitiram prosseguir e avançar sobre a Terra deviam ser amplamente compartilhados e conservados para garantir a permanência de toda a vida no planeta?

Hoje, assustadoramente cercados por desordens biológicas, químicas, geológicas, climáticas, políticas, não estamos, todos os viventes, ameaçados de extinção?  Não seria tudo em grande parte decorrente de um engano fatal: o de que bastariam números, cálculos e algoritmos para harmonizar a vida sobre a Terra?  Mas como, se há tantos mistérios que ultrapassam de muito nossa capacidade de explicar e medir e, por isso, como diz Vianey, “entidades  mitológicas  e  seres  humanos se  entrelaçam  desde  a  gênese  dos  mundos”?

É urgente que recuperemos nossa capacidade de lidar com o inesgotável mistério da vida e do viver e voltemos a nos contar as histórias que nos revelam os desafios a vencer para que a vida permaneça e que seus enigmas não nos paralisem?

Para isso, é também indispensável conservar a riqueza de nosso vocabulário, sempre insuficiente para dar conta de tudo que nos desafia!

É o que faz este belo livro, que se lê como água fresca num dia de grande calor: histórias a nos recordar quem somos e uma excepcional riqueza de palavras para permitir-nos prosseguir enfrentando nossos mistérios e reconstruindo a vida! É urgente!

 

* Apresentação do livro “Ranhuras da gente”, de Vianey Santos

 

________________________

 

O livro “Ranhuras da gente”, de Vianey Santos, está à venda no site da Arribaçã no seguinte link: http://www.arribacaeditora.com.br/ranhuras-da-gente/

Deixe uma resposta