Um sopro de poesia e prosa no Sertão: Academia Sousense de Letras lança a primeira coletânea literária de seus membros: ‘Ventos do Norte’

Por Daniel Abath

O Sertão da Paraíba tem feito soprar lufadas promissoras na seara das letras. O livro Ventos do Norte – Volume 1, organizado por Sérgio Silveira e publicado pela Editora Arribaçã, foi lançado no dia 8 de junho deste ano em Sousa, reunindo poesia, prosa e até um ensaio de vários dos integrantes da Academia Sousense de Letras (ASL). Esse é o primeiro livro da ASL, lançado propositalmente no aniversário de um ano da instituição literária.

Para Sérgio, a obra desponta como uma produção inovadora, vide a presença da poesia erótica por parte das autoras Bárbara Daniane e Fátima Sá, e da poesia cigana de Antônio Pedro. “Inclusive, já vi o Antônio falar no rádio que geralmente os eventos da comunidade cigana são muito mais ligados à música e à dança. Foi um lugar de acolhimento para ele”, detalha Sérgio, afirmando que o livro tem por objetivo mostrar a pluralidade da produção literária do Sertão. Participam da coletânea 15 autores e autoras membros da ASL, em sua maioria.

“Ventos do Norte para gente é importante porque é uma entidade aqui do Sertão e a gente tem muita alegria quando publica autores do Sertão. É muito importante uma editora que é sediada no Sertão dar vez e voz aos autores da região”, declara Linaldo Guedes, editor da Arribaçã. Além de tudo, Linaldo ressalta que a editora fechou recentemente um contrato de vendas de

23 livros para os Estados Unidos, figurando entre eles o Ventos do Norte.

Sérgio Silveira é produtor cultural em Sousa e iniciou na literatura como poeta, participando de festivais da região. A partir de 2007, Sérgio passou a integrar a biblioteca do Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa (CCBNB), coordenando por 10 anos a programação de literatura do órgão. Desde então esteve à frente de vários projetos culturais na cidade, sobretudo voltados à literatura, vindo a fundar a ASL no ano passado.

 

Imortais de Sousa

Criada em 8 de junho de 2023, a Academia Sousense  de Letras tem Sérgio Silveira como seu primeiro presidente eleito. “Apesar de ser chamada Academia Sousense, ela não está limitada ao município de Sousa. Pelo contrário, atua em toda a circunscrição de Sousa – o que a gente chama aqui de “Grande Sousa”-, integrando São Francisco, Santa Cruz, Aparecida, Marizópolis […]”, explica Sérgio. A entidade compreendia de início seis homens e uma mulher e hoje já conta com cerca de 22 membros.

No último dia 10, foi realizada uma sessão de aniversário da academia com participação de músicos que são também vinculados àliteratura, além da apresentação do Coral Assum  Preto. Apesar de estar satisfeito com a festa, Sérgio declara que foi um desafio, tendo sido necessário correr atrás de alguns patrocínios para conseguir realizar o evento.

“Foi uma festa de um ano muito celebrada por nós, porque você imagina o desafio que é trabalhar a literatura de uma forma coletiva no interior do estado”. Sérgio contou ainda que há previsão de lançamento de Ventos do Norte – Volume 1 em João Pessoa, na Livraria do Luiz do MAG Shopping ,em

Manaíra, com data a ser definida. De acordo com o presidente da ASL, no dia 3 de agosto, haverá a posse de novos integrantes da academia e, a partir desse evento, será definida a agenda de futuros lançamentos, sem contar que a menção no título ao primeiro volume é já um prenúncio de prósperas correntes de ar vindas do interior.

 

Matéria publicada no jornal A União, edição de 19 de junho de 2024

Deixe uma resposta