Uma vida pela Educação Física: O livro de Reudesman

Por Inácio Andrade Torres

 

Chegou março e com alegria, recebemos em nossa casa em Cajazeiras(PB) a ilustre visita do professor Reudisman Lopes Ferreira, dileto colega do tempo em que lecionei na Universidade Federal da Paraíba. Ele me presenteou com seu mais novo livro intitulado “Uma vida pela educação física”. A começar pelo título o autor já resume tudo o que pretende passar para o leitor. Aliás, tive um professor de metodologia da pesquisa chamado Cavan McCartney que dizia: “numa obra o título é tudo.” E sempre concordei com ele. Nunca mais encontrei este grande mestre. Agora, embora já conheça e tenha vivenciado parte dos escritos inseridos no livro de Reudisman, mesmo assim, revejo que a assertiva de Cavan está correta. O título da obra representa o todo.

O livro de Reudesman Lopes Ferreira é composto de 300 páginas úteis contendo textos e fotos ilustrativas. A história de vida nele contada por Reudesman tem semelhança com grande parte dos jovens de sua época, isto é, estudava o curso básico (fundamental e médio) na terra natal, prestava vestibular indo, em seguida, estudar na capital. Com ele não fora diferente pois, estudioso, com esforço e o desembaraço que possuía foi aprovado para o Curso de Licenciatura plena em Educação Física na Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa. Fez-se professor tendo atuado em todos os ciclos de escolaridade e em diversos escolas, terminando como professor aposentado da UFPB. Atuou no rádio e foi dinâmico no âmbito universitário com atuação marcante no ensino, pesquisa e extensão.

Em seu livro escrito numa linguagem objetiva e convidativa para leitura o autor detalha com entusiasmo e vitalidade inúmeros momentos que vivenciou durante sua atuação na academia e na assistência, desde as crianças até grupo de idosos por ele orientado no campus da UFPB. Tornou-se um professor docente-assistencial querido e respeitado pelo seu exemplo como pai, filho, educador, irmão e amigo.

Por fim, realço que, como ele próprio intitula, trata-se de uma “autobiografia profissional”, logo haverá de produzir outros livros nos quais serão relatadas muitas outras histórias por ele vivenciadas.  Como professor dedicou a vida ao seu trabalho no âmbito da Educação Física, merecendo pois o reconhecimento de seus conterrâneos e colegas de trabalho. Na Paraíba, dedicação a literatura do futebol inexiste quem  maior possua que o cidadão Reudisman. Ele faz parceria com nosso conterrâneo, o também pesquisador José Romildo de  Sousa, que pelo amor telúrico, igualmente dedicara parte de sua existência a contar em compêndios robustos a trajetória do futebol patoense. Os dois construíram a história do futebol sertanejo, legado inestimável para a literatura esportiva sertaneja.

Creio que, com certeza, sejam ambos, bons parceiros em produção literária da história do futebol sertanejo, podendo dizer-se seus maiores historiadores. Acrescente-se que Reudesman Lopes Ferreira também brilhou na radiofonia sertaneja onde continua escrevendo uma coluna e, de quando em vez, excelentes artigos e resenhas esportivas.

Recentemente o professor Reudesman confidenciou-me a sua intenção e desejo de fazer funcionar em Cajazeiras um Museu com toda história do futebol cajazeirense e sertanejo, para isso já conta com o apoio de entidades locais. Por outra parte assegurou-me que levará a frente o arrojado projeto de produzir e editar doravante um livro anualmente com assuntos sobre Cajazeiras e seu povo. Siga em frente caro amigo e colega e vencerá. Namastê.

______________________

 

O livro “Uma vida pela Educação Física: Autobiografia profissional”, de Reudesman Lopes Ferreira, pode ser adquirido no site da Arribaçã clicando AQUI

Deixe uma resposta