O livro “A Casa, o Sítio, a Cidade: Pombal. Crônica. Memória”, do professor e escritor Elri Bandeira de Sousa, será lançado hoje, em dois eventos no campus da Universidade Federal de Campina Grande em Cajazeiras: na parte da manhã, a partir das 8h30, e à noite, a partir das 19h. Ambos os lançamentos serão no auditório Central do campus.
Publicado este ano pela Arribaçã Editora, o livro reúne crônicas e memórias sobre a cidade de Pombal, terra de origem do autor. O leitor do interior naturalmente se identificará com a descrição das paisagens e com os costumes do campo e da cidade sertaneja. Fatos hilariantes, protagonizados por crianças e adultos com talento para o humor, imprimem mais leveza à obra. O autor cita uma quantidade incontável de pombalenses da cidade e da zona rural.
Segundo Mariana Moreira, ao ler “A casa, o sítio, a cidade: Pombal. Crônica. Memória” não encontramos apenas um primoroso trabalho de pesquisa e organização de memórias, muitas delas confrontadas com outras versões de parentes, amigos. “Embora o autor não aceite a designação de um trabalho de memória e, portanto, uma produção histórica, esta é, sim, uma narrativa de memórias e histórias”, afirma.
SOBRE O AUTOR
Elri Bandeira de Sousa é licenciado em História e em Letras (UFPB) e Doutor em Literatura Brasileira pelo PPGL (UFPB). Professor associado da Universidade Federal de Campina Grande, é vinculado ao Curso de Letras e ao Mestrado Profissional em Letras, Campus de Cajazeiras/PB.
É autor dos livros “Fogo Morto: uma tragédia em três atos” (EDUFCG), “Engenhos e Personagens da Mega-Narrativa de Lins do Rego” (Editora Bagagem), “Artigos sobre mito, literatura e ensino” (Editora Ideia), “Exercícios em Verso e Prosa” (Editora Ideia), coorganizador dos livros “Heróis e anti-heróis do sertão de Lins do Rego” (Appris Editora) e “Para Além dos Centenários: história, memória e representações culturais em Pombal-PB” (Pedro & João Editores).
Publicou diversos artigos em revistas, livros e anais de eventos de sua área de atuação e áreas afins. Como pesquisador, é líder do Grupo de Pesquisa Doxa, cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq.